A coordenação da OMRG tem a grande satisfação de comunicar a abertura de inscrições para monitores das Olimpíadas de Matemática do Rio GrandeOMRG/2012, que estarão abertas até o dia 30 de julho de 2012.

No dia 31 de julho sairá a listagem completa dos monitores no site do IMEF e os monitores selecionados, que serão previamente contatados por e-mail, deverão comparecer à reunião no dia 01 de agosto às 9h na sala N02 do IMEF.

As inscrições devem ser feitas no seguinte link: www.sinsc.furg.br
O subcoordenador do projeto Arte e Matemática, Tiago Dziekaniak Figueiredo apresentou na tarde do dia 16 de julho de 2012 o trabalho intitulado “Possibilidades de aprendizagens interdisciplinares no contexto do projeto Arte e Matemática” no 11º Encontro sobre o Poder Escolar – 5º Encontro Internacional sobre o Poder Escolar – 12º Seminário Interinstitucional de Educação, realizado entre os dias 16 e 19 de julho de 2012 na cidade de Pelotas/RS.

O trabalho descreveu as ações do projeto desenvolvidas no ao de 2011 e mostrou apontamentos da continuidade do mesmo no ano de 2012. O evento contou com a participação de diversos professores da Educação Básica, graduandos e professores de diversas universidades, e serviu como um grande espaço para a divulgação das ações desenvolvidas junto ao Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática – GEIAM, bem como favoreceu diversas trocas  compartilhamento de idéias entre os participantes.

artmat01

Equipe do projeto Arte e Matemática/ Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática – GEIAM, vinculado ao IMEF, participaram nos dias 13 e 14 de julho do XI Encontro Sobre Investigação na Escola, na cidade de Bagé/RS. A comitiva do projeto composta por 8 integrantes apresentou ao todo 7 trabalhos que relatam as experiências vividas durante o ano de 2011 referente as ações do projeto nas escolas da rede pública de Rio Grande.

Os trabalhos intitulados “Projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo”, “Reflexões e reconstruções a partir da prática interdisciplinar”, “A experiência de licenciandos no projeto Arte e Matemática”, “Vivenciando a prática”, “Aprendizagens no contexto do projeto Arte e Matemática”, “Arte e Matemática: uma experiência interdisciplinar” e “A interdisciplinaridade ajudando a complementar o ensino escolar”, cujo tema central é a interdisciplinaridade foram discutidos em grande estilo, e as idéias compartilhadas poderão (re)significar as práticas pedagógicas.

A equipe retorna de Bagé, com o objetivo reforçado, buscando cada vez mais criar espaços de discussão entre a formação inicial e continuada de professores por meios de situações de aprendizagens dinâmicas e contextualizadas.

artmat02

Teve início na segunda-feira, 16, o curso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos. O curso envolve mais de 20 estudantes do Ensino Médio, de escolas de Rio Grande e região. Neste ano está ocorrendo nos dias 16 a 20 de julho, nos turnos da manhã e da tarde no campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

O projeto é proposto e desenvolvido por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), vinculados ao Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática Ceamecim e a Secretaria de Educação a Distância - SEaD, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O projeto é financiado pelo Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares da Capes (Edital Capes/DEB Nº 033/2010), o qual investe em Novos Talentos da Rede Pública.


Entre as temáticas centrais do curso estão: Modelo, Modelar e Modelagem; Tópicos de integração de Física, Química e...; Luz, Física Moderna e Aplicações Tecnológicas; Explorando as tecnologias para o estudo da Mecânica; Estudando Termodinâmica de forma Lúdica; Circuitos elétricos: Interação com a prática.


O coordenador do projeto Prof. Valmir Heckler ressalta “será uma semana intensa para todos nós, ao estarmos dialogando, trocando significados e aprendendo com estudantes do ensino médio de diferentes escolas, inclusive de outras cidades; oportunidade para o estudante concluinte do ensino médio, conhecer as atividades que são desenvolvidas nos laboratórios da Universidade; interagir com professores e estudantes da FURG; conhecer os diferentes espaços de ensino e de aprendizagem do meio acadêmico. Nas atividades em desenvolvimento os estudantes irão experienciar a experimentação com auxílio das tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC, contribuindo na compreensão de fenômenos físicos e suas relações”.

ntf20121 ntf20122

Interessados em participar do curso “Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC no Ensino de Física associados a metodologias investigativas de fenômenos da natureza”, podem efetuar a inscrição, a partir do dia 25 de junho, pelo site: http://www.novostalentosfisica.furg.br/, no item Curso 2 professores. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto. O curso faz parte do projeto "A educação científica: o ensino de Física a partir do contexto sociocultural e das tecnologias digitais".

O projeto é financiado pelo Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares da Capes (Edital Capes/DEB Nº 033/2010), o qual investe em Novos Talentos da Rede Pública.
As atividades do curso de extensão acontecem de 25 de agosto a 24 de novembro de 2012, de forma semipresencial, via Plataforma Moodle da SEaD/FURG, com carga horária de 40 horas e certificação aos participantes. Tem por objetivos: ser um espaço de formação continuada de professores de Física e de Ciências da Educação Básica; forma de incentivar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no âmbito da educação básica, associadas a metodologias que potencializem as ações educativas.

Entre as temáticas centrais do curso estão: Modelo, Modelar e Modelagem; Tópicos de integração de Física e Química; Física Moderna e Aplicações Tecnológicas; Projetos Investigativos na Escola. Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas para professores de Física e ou da área de Ciências da Rede de Ensino de Rio Grande. A lista de selecionados será divulgada no dia 15 de agosto no site do projeto.

Outras informações podem ser obtidas no site http://www.novostalentosfisica.furg.br/; ou pelo e-mail do coordenador do projeto (prof. Valmir Heckler) - valmirheckler@furg.br.

É com enorme satisfação que informamos o resultado das Olimpíadas de Matemática do Rio Grande (OMRG) – 2011 e convidamos para o cerimonial de premiação que será no CIDEC-SUL (Campus Carreiros) em 09/07/2012 às 15h.  Serão premiados os três primeiros colocados de cada nível e haverá menções honrosas.

A classificação geral encontra-se à disposição da comunidade na secretaria do IMEF/FURG.

Para maiores informações telefone:  (53)3233 6899 ou 3233 6796.

 

{Link para o acesso ao PDF}   PREMIAÇÃO  OMRG-2011

Encerra-se neste sábado, dia 30 de junho, prazo para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede escolar de Rio Grande e arredor, efetuar suas inscrições no curso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.novostalentosfisica.furg.br; no qual existem informações sobre: temáticas, inscrição, processo de seleção e outros. O curso gratuito será desenvolvido no período de férias, nos dias 16 a 20 de julho, nos turnos manhã e tarde no campus Carreiros da FURG.

O projeto é proposto e desenvolvido por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande – Imef/FURG, vinculados ao Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - Ceamecim e a Secretaria de Educação a Distância - SEaD, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática da FURG.

O coordenador do projeto Prof. Valmir Heckler ressalta que o curso ofertado é uma oportunidade para o estudante concluinte do ensino médio, conhecer as atividades que são desenvolvidas nos laboratórios da Universidade; interagir com professores e estudantes, os diferentes espaços de ensino e de aprendizagem do meio acadêmico. A ideia central é de que os envolvidos no curso possam experienciar novos conhecimentos com auxílio das tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC, contribuindo na compreensão de fenômenos físicos e suas relações.” Os participantes com frequência receberão certificados.

Inscreva-se no Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, programa gratuito de Mestrado, reconhecido pelo MEC e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, com bolsas de estudos da CAPES para professores da rede pública.

São 1570 vagas em todos os estados e no Distrito Federal. Vinte por cento das vagas são abertas para toda a sociedade, estando as demais reservadas para professores da rede pública.

As inscrições estarão abertas de 28 de maio a 2 de julho de 2012 no site www.profmat-sbm.org.br.

A FURG oferecerá 20 vagas, sendo 16 delas para professores da rede pública e 4 para demanda social.

Maiores informações em http://www.imef.furg.br/index.php/pt/profmat.html

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS), do Instituto de Matemática, Estatística e Física, anuncia a defesa de dissertação de Mestrado do discente Glauber Sampaio dos Santos. O título do trabalho é “Produção de Quarkonium em Colisões Nucleares”, sob a orientação dos professores doutores Cristiano Brenner Mariotto (orientador - FURG) e Victor Gonçalves (co-orientador - UFPEL).

A defesa ocorrerá no dia 27 de junho, às 9h, no Anfiteatro da Escola de Engenharia – Anexo do Pavilhão 2 do Campus Carreiros. A banca examinadora será formada pelos professores doutores Cristiano Brenner Mariotto (orientador - FURG), Fernando Silveira Navarra (Universidade de São Paulo – USP), Luiz Fernando Mackedanz (FURG), Werner Krambeck Sauter (suplente – UFPEL) e Marcos Cardoso Rodriguez (suplente - FURG).
A Coordenação do Curso de Matemática Aplicada convida a comunidade acadêmica para assitirem a defesa de trabalho de conclusão de curso dos seguintes estudantes:

Ticiane Schivittez Elacoste fará sua defesa no dia 14 de junho de 2012, às 14h na sala 3105, sendo o título de seu trabalho "Um Estudo em Criptografia: Cifra de Vigenère e RSA" e a banca composta pelos professores Dr. Paul Gerhard Kinas (orientador), Dr. Mario Rocha Retamoso (co-orientador), Drª Daiane Silva de Freitas e Drª Ana Maria Volkmer de Azambuja.

Fabrício da Silva Cotta de Mello fará sua defesa no dia 19 de junho de 2012, às 9h30 na sala 1208, sendo o título de seu trabalho "Técnica de Inversão da Matriz Ciclo na Implementação do Método Simplex Especializado para Redes de Múltiplos Produtos" e a banca composta pelos professores Drª Catia Maria dos Santos Machado (orientadora), Prof. Dr. Tales Popiolek e Prof. Dr. Mario Rocha Retamoso.

Daniela dos Santos de Oliveira fará sua apresentação no dia 27 de junho de 2012, às 9h45 na sala 4101, sendo o título de seu trabalho "Introdução ao Cálculo Fracionário" e a banca composta pelos professores Dr. Matheus Jatkoske Lazo (orientador), Dr. Leandro Sebben Bellicanta e Msc Luverci do Nascimento Ferreira.

Jorge Cipriano Fernandes dos Santos fará sua apresentação no dia 26 de junho de 2012, às 16h na sala 1204, sendo o título de seu trabalho "Método das Potências Aplicado ao Problema das p-Medianas" e a banca composta pelos professores Drª. Catia Maria dos Santos Machado (orientadora), Dr. Mario Rocha Retamoso e o professor Dr. Milton Luiz Paiva de Lima da Escola de Engenharia.

Dr. Leandro Sebben Bellicanta, Prof. Msc Luverci do Nascimento Ferreira

Dr. Leandro Sebben Bellicanta, Prof. Msc Luverci do Nascimento Ferreira