A equipe do Geiam/Projeto Arte e Matemática vinculado ao Instituto de Matemática Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (Imef/FURG) participou de desfile escolar junto à E.M.E.F. Dr. Altamir de Lacerda, na tarde deste sábado, 01. Pelo segundo ano consecutivo, os integrantes do projeto participaram da atividade, que consideram como um dos principais momentos de integração visando cada vez mais estreitar os laços entre Escola-Comunidade-Universidade.

Durante o desfile, os integrantes do projeto construíram diversas figuras por meio da manipulação das sete peças de um Tangram gigante confeccionado pelo grupo. O Tangram é um quebra cabeça chinês de origem milenar muito utilizado pelo grupo pela facilidade na construção e na multiplicidade de exploração das relações da Arte e da Matemática.

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O grupo de pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EaD-Tec), seleciona estudantes para bolsa de iniciação tecnológica. As atividades do bolsista estão vinculadas aos projetos de ensino, pesquisa e extensão do grupo. Os requisitos são:

  • ter interesse em estudar as tecnologias da informação e comunicação na educação;
  • pesquisar e produzir materiais pedagógicos digitais;
  • ter conhecimentos em tecnologias e linguagem HTML.
Além disso, devem possuir um bom desempenho acadêmico e disponibilidade de horário e interesse nos temas do Grupo, não podendo estar no último ano de seu curso. Os interessados devem enviar e-mail para lemafi@furg.br, com Curriculum Lattes até às 12h do dia 03 de setembro de 2012. No ato da entrevista que ocorrerá no dia 04 de setembro a partir das 9h e 30min no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim), os interessados deverão apresentar o Histórico Escolar emitido pelo DRA, identidade e, posteriormente, apresentar CPF e conta bancária no Banco do Brasil.
A alteração no prazo de inscrições para o curso de extensão oportuniza professores a se inscrever até 24 de setembro no Curso: Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC no Ensino de Física associados a metodologias investigativas de fenômenos da natureza. Interessados podem efetuar a inscrição pelo site: http://www.novostalentosfisica.furg.br/, no item Curso 2 professores. A divulgação da lista de selecionados será dia 25 de setembro no site do projeto.

O Curso faz parte das ações do projeto "A educação científica: o ensino de Física a partir do contexto sociocultural e das tecnologias digitais", financiado pelo Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares da Capes (Edital Capes/DEB Nº 033/2010), o qual investe em Novos Talentos da Rede Pública.


As atividades do curso de extensão acontecem de 29 de setembro a 1º de dezembro de 2012 via Plataforma Moodle da SEaD/FURG, com carga horária de 40 horas e certificação aos participantes. Tem por objetivos: ser um espaço de formação continuada de professores de Física e de Ciências da Educação Básica; forma de incentivar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da educação básica, associadas a metodologias que potencializem as ações educativas.


Podem se inscrever no curso professores da área de Física, Ciências e concluintes de licenciaturas da referida área.


Etapas e cronograma de atividades


Período 1: 29 de setembro

Atividade/Módulo 1: 10 Encontro Presencial – Turno manhã
Local 1: CEAMECIM/FURG

Período 2: 29/09 a 14/10

Atividade/Módulo 2: Módulo I – Modelo, Modelar e Modelagem
Local 2: Plataforma Moodle

Período 3: 15/10 a 28/10

Atividade/Módulo 3: Módulo II – Tópicos de integração de Física e Química...
Local 3: Plataforma Moodle

Período 4: 29/10 a 11/11

Atividade/Módulo 4: Módulo III - Luz, Física Moderna e aplicações tecnológicas
Local 4: Plataforma Moodle

Período 5: 12/11 a 30/11

Atividade/Módulo 5: Módulo IV - Projetos investigativos na escola
Local 5: Plataforma Moodle

Período 6: 01/12

Atividade/Módulo 6: 20 Encontro Presencial – Turno manhã
Local 6: Ceamecim/FURG
O programa vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF submetido ao edital PROEXT/2013 foi contemplado com recursos financeiros, (R$150.000,00 que será aplicado em bolsas de extensão, materiais permanentes e de consumo, entre outros, e também irá custear a publicação de 3 livros) para sua execução no ano de 2013. O programa é composto por cinco projetos, sendo eles: “Arte e Matemática: possibilidades Interdisciplinares no ambiente educativo”, “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na formação inicial e continuada de professores”, “Arte e Matemática: os sons e os números, um entrelaçamento de saberes”, “Arte e Matemática: curtas que revelam formas” e “Arte e Matemática: grupo de estudos interdisciplinares”, que contemplarão diretamente cerca de 2000 (dois mil) alunos e 100(cem) professores de 4 (quatro) escolas da rede pública de ensino da Cidade de Rio Grande/RS, e por envolver o trabalho direto nas escolas, abrangerá toda a comunidade escolar, na busca por desmistificar as formas de ensinar/aprender e aprender/ensinar de maneira interdisciplinar, abrindo assim espaço para outras ciências.

O programa servirá para consolidar as ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática por meio do projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo, o qual foi contemplado no ano de 2011 pelo edital PROEXT 2011.

O Exame Nacional de Acesso 2013 será realizado no dia 25 de agosto de 2012, em todas as Instituições Associadas do Profmat listadas no Edital do Exame. A prova terá a duração de 4 horas. A hora limite para entrada na sala da prova é 13h pelo horário oficial de Brasília.
Na Universidade Federal do Rio Grande - FURG as provas ocorrerão no segundo andar do Pavilhão 2 do campus Carreiros, nas salas 2215 a 2219.

Sugere-se aos candidatos que cheguem ao local da prova com antecedência para localizarem, junto aos cartazes e listas distribuídos pelos corredores, qual é a sala específica que deverão realizar a prova. Orienta-se também que os candidatos leiam o Manual do Candidato e o Edital do Exame Nacional de Acesso na página http://www.profmat-sbm.org.br.
Com o objetivo de problematizar os conceitos da Geometria aplicados em situações-problemas no contexto de uma planta baixa e discutir sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Geometria nas escolas, docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande – Imef/FURG oferecem para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio o curso “A Geometria também está em casa...”.

A iniciativa de planejar e executar o curso partiu da professora Tanise Novello do Imef com a colaboração da professora Suzi Samá Pinto, também do Imef; da doutoranda e professora do município de Rio Grande, Maritza Costa Moraes, da mestranda Sandra Hartwig do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e de Thais D’Avila egressa do curso de Licenciatura em Matemática da FURG.

A atividade faz parte do projeto institucional Ciência, Universidade e Escola: investindo em novos talentos, financiado pelo Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares da Capes (Edital Capes/DEB Nº 033/2010), o qual investe em Novos Talentos da Rede Pública.

A primeira oferta do curso será no dia 16 de agosto, no Campus Universitário da FURG, em Santo Antônio da Patrulha. Outras informações podem ser obtidas pelo email: lemafi@furg.br ou ainda pelo telefone (53) 3293-5073.

Encerra nesta quarta-feira dia 15 o prazo de submissão de trabalhos para o 1º Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola “Os desafios que geram possibilidades”. Serão aceitas as modalidades de apresentação por meio de comunicações orais, pôster, oficinas e exposição de material didático. Os trabalhos aceitos serão publicados em um CD de anais do evento. O evento será realizado entre os dias 20 e 22 de novembro no Cidec-Sul do campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

A inscrição como ouvinte também já está aberta e por isso a coordenação do SNIE alerta para que não deixem para última hora, uma vez que os valores vão aumentando e existe a possibilidade de pagar a taxa de inscrição e não receber o material preparado para o seminário. Destacamos também a condição especial de participação para professores da Educação Básica.

O evento que traz como tema "Os desafios que geram possibilidades", é uma das ações do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - Geiam, vinculado ao
Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG. O seminário tem por objetivo a constituição de uma rede de formação que buscará compreender, compartilhar e discutir sobre as possibilidades do trabalho interdisciplinar nos mais diferenciados ambientes educativos através de palestras, apresentações de trabalhos, oficinas e exposições, pretendendo assim dar visibilidade às ações interdisciplinares desenvolvidas pelos profissionais que acreditam nessa metodologia.

Quem deseja enviar trabalhos ou participar como ouvinte, mas ainda não conseguiu baixar os modelos de trabalhos e as fichas de inscrição, pode solicitar os mesmos pelos e-mails sniefurg@gmail.com e arteematematicafurg@gmail.com.

Outras informações podem ser obtidas no site www.geiam.furg.br ou através do blog do evento http://sniefurg.blogspot.com.

Os monitores selecionados são:

JÉSSICA CAVALHEIRO TAVARES

JUCIARA ALVES FERREIRA

LUCAS MARCHAND

LUCIANO GARIM GARCIA

MARCUS VINICIUS FREIRE GUIMARAES

MARIA ELENICE

MERHY HELI PAIVA RODRIGUES

PRISCILA M. DE LIMA COSTA

ROSAURA DIAS DE MACEDO

Importante: deverão comparecer à reunião no dia 01/08/2012 às 9h. - sala N02/IMEF.

A FURG vai oferecer a partir de 10 de agosto novo curso de formação para professores da Rede Pública. Nessa edição do curso “Discutindo e Vivenciando a Utilização de Material Concreto: Rede de Professores de Matemática”, serão disponibilizadas 30 vagas para professores dos Anos Iniciais, das escolas São João, Caic/FURG e Jayme Monteiro. Segundo a coordenadora do curso, Débora Laurino, as edições anteriores privilegiaram escolas de São José do Norte, Mostardas e Santo Antônio da Patrulha, municípios que possuem polos da FURG.

A intenção nessa edição é promover a formação dos professores de Rio Grande. Uma vez que foi demonstrado interesse por essas escolas em utilizar os materiais concretos no ensino da Matemática integrado a sua ação pedagógica durante os meses de agosto e setembro, serão desenvolvidas atividades de experimentação dos materiais no Laboratório de Educação Matemática e Física (Lemafi), do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim) da FURG.

O curso faz parte do projeto institucional Ciência, Universidade e Escola: Investindo em Novos Talentos, financiado pelo Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares da Capes (Edital Capes/DEB Nº 033/2010), que investe em Novos Talentos da Rede Pública. Fazem parte do curso docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), vinculados ao Ceamecim, e estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da FURG, contando com a colaboração de um professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Os encontros serão realizados das 14h às 17h até 28 de setembro, todas as sextas-feiras, no prédio do Ceamecim, Campus Carreiros. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail lemafi@furg.br ou ainda pelo telefone (53) 3293-5073. “Em outra oportunidade o curso será oferecido a todas as escolas”, afirma a coordenadora.

A equipe do Projeto Arte e Matemática/GEIAM, vinculado ao Instituto de Matemática Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande – Imef/FURG, participou da formação continuada com professores, a convite da 18ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) na tarde do dia 17 de julho.

Apresentando as ações do grupo para cerca de 200 professores do currículo, o Geiam assumiu um novo desafio: o de apresentar propostas voltadas para as séries iniciais do ensino fundamental. “Um trabalho novo e desafiador”, foi assim que os componentes do grupo definiram a missão.


Na oportunidade, a fala intitulada “Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares para a alfabetização matemática”, apresentada por Tiago Dziekaniak Figueiredo e Vanessa Silva da Luz aos professores mostrou as diversas possibilidades para trabalho interdisciplinar envolvendo as áreas de Arte e Matemática, na perspectiva de contemplar outras áreas do saber que compõe o currículo escolar.


Após o encontro, o grupo assumiu o compromisso de planejar e estudar sobre o trabalho voltado para esta etapa de formação, apontando a necessidade de iniciar um trabalho com esta temática já nos primeiros anos de escola.