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Aconteceu no último dia 30 de abril, no CIDEC-SUL, FURG, Campus Carreiros a solenidade de Premiação da Olimpíada de Matemática de Rio Grande/FURG-2010. Na ocasião foram entregues medalhas aos alunos da rede pública de ensino, primeiros colocados de cada nível, por pólo e entregue medalhas aos três primeiros colocados de cada nível na classificação geral.
Além dos medalhistas e familiares, participaram da solenidade professores do IMEF, acadêmicos dos cursos de Matemática Licenciatura e Matemática Aplicada, professores e diretores das escolas participantes e monitores de 2010 e 2011 da OMRG. Também presentes, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura Profª Rita Patta Rache, Prof. Mário Rocha Retamoso coordenador do curso de Matemática Aplicada, Profª Mauren Moreira coordenadora da OBMEP RS05, Profª Denise Varella Martinez, diretora do IMEF, Profº Luverci do Nascimento Ferreira coordenador do curso de Matemática Licenciatura e coordenador da OMRG e o Secretário Municipal da Educação Sr. Claudio Omar Iahnke Nunes.
No evento, também foram homenageadas as professoras Rita Patta Rache, da PROEXC, Denise Varella Martinez, diretora do IMEF, pelo apoio dedicado ao longo do projeto, além da acadêmica Juliana Ricardo por seu desempenho como monitora durante a realização do curso preparatório que antecede a competição.
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Histórico
A Física Médica foi criada no ano de 2002 como uma nova ênfase para o Curso de Física do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - IMEF/FURG. A Ênfase em Física Médica foi criada com o objetivo de atender a demanda reprimida de profissionais nessa área do mercado de trabalho.
Em 2006, a FURG destinou uma área específica para se construir um laboratório de física médica, e até 2010 foram realizadas apenas simulações sem uso das radiações ionizantes por falta de um espaço blindado e adequado. No final de 2010, após projeto aprovado com recursos do REUNI, o laboratório passou a dispor de experimentos e práticas didáticas conforme sua necessidade utilizando equipamento de raios X e instrumentos de medição com aplicações na área da saúde.
Contextualização
A radiologia, que envolve a medicina nuclear, a radioterapia e o radiodiagnóstico, disponibiliza o maior mercado de trabalho em Física Médica. O Físico Médico pode atuar diretamente nessas áreas da medicina ou, de maneira indireta, através de empresas prestadoras de serviços. Assim, para se atender as necessidades desse mercado, é necessário que os acadêmicos se aprimorem nessas áreas.
Dessa forma, o Laboratório foi idealizado frente à necessidade do treinamento e ações práticas para melhorar o aprendizado técnico e clínico dos acadêmicos do Curso. Também, o Laboratório tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa, da extensão e de complementar as atividades didáticos/práticas desenvolvidas juntos aos Hospitais conveniados.
Habilidades e Competências do Físico Médico
Os egressos do Curso, denominados pela ABFM de Físico Médico, podem atuar em diversas atividades em conjunto com outros profissionais, com ênfase na prestação de serviços.
Instituições Médicas realizam tarefas e procedimentos de natureza complexa e o trabalho tem que ser organizado em conformidade com as demandas. Nesse cenário, as atividades dessas Instituições podem caracterizarem-se por:
- Gerenciamento e administração (responsável pelo recurso humano, agendamento, contabilidade etc);
- Médicos generalistas (clínico geral, cirurgião geral, pediatra e obstetra);
- Especialistas (cardiologista, ortopedista, neurologista, oncologista, proctologista, neurocirurgião, urologista, anestesiologista, patologista, radiologista etc);
- Apoio médico (técnico, enfermeira, farmacêutico, terapeuta etc);
- Técnico (físico médico, engenheiro biomédico, pessoal de manutenção de equipamentos, proteção radiológica);
- Gerenciamento e manutenção das instalações.
Como se verifica, o trabalho é bastante hierarquizado e dividido em diferentes especialidades para se garantir o melhor tratamento e diagnóstico com os melhores profissionais em cada área.
No Brasil, as atividades que envolvem radiação ionizante estão sujeitas a controles por autoridades em diferentes níveis. Em nível federal, há a CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, que é responsável pelo licenciamento para distribuição, uso e descarte de materiais radioativos e possui vários institutos associados, entre eles, no Rio de Janeiro, IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria [IRD], em São Paulo, IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares [IPEN], em Minas Gerais, CDTN - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear [CDTN], em Pernambuco, CRCR - Centro Regional de Ciências Radiológicas [CRCR].
O controle também é realizado pelo Ministério da Saúde [MS] através do Grupo Assessor Técnico Científico em Radiação Ionizante, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que pretende realizar no Brasil um papel controlador semelhante ao da FDA - Food and Drug Administration [FDA] nos Estados Unidos. Uma das atividades dessa agência será o controle dos equipamentos vendidos no Brasil. Nas administrações estaduais temos as Secretarias de Saúde e de Vigilância Sanitária Estadual.
Dentre os trabalhadores que atuam em Instituições Médicas, como clínicas e hospitais, existem alguns que merecem atenção especial por estarem expostos à radiação ionizante. Médicos (radiologista, cardiologista, cirurgião), técnicos, físicos, pessoal responsável pela proteção radiológica, pessoal de manutenção de equipamentos, que pelas suas funções estão em contato com situações de risco de exposição e precisam ser constantemente monitorados.
Isso é importante para que os benefícios decorrentes do uso das radiações ionizantes sejam maximizados em detrimento aos danos que estas radiações podem causar no paciente, nos profissionais da saúde e no meio ambiente.
Existem também outras entidades fiscalizadoras e controladoras que podem assim ser classificadas: organizações privadas como a ABFM - Associação Brasileira de Física Médica; comissões de ética institucionais, que analisam os protocolos clínicos em cada instituição; CBR - Colégio Brasileiro de Radiologia; ABMNB - Associação Brasileira de Medicina Nuclear e Biologia; ABPR -Associação Brasileira de Proteção Radiológica, entre outros.
O ingresso do profissional (Físico Médico) que lida com radiações ionizantes em suas atividades tem que ser aprovado por organismos de credenciamento que são organizações privadas ou governamentais criadas com o objetivo de certificar as qualificações profissionais de indivíduos elegíveis. Como exemplos, é possível obter o credenciamento em Física Médica através da ABFM e o de supervisor de proteção radiológica através da CNEN.
Equipamentos para uso no laboratório de Física Médica do IMEF |
Alunos preparando experimentos no Laboratório de Física Médica do IMEF |
Simulação de experimentos envolvendo procedimento de eluição em medicina nuclear |
Colimação do feixe de raios X para medidas experimentais no Laboratóriode Física Médica do IMEF, que envolve o uso de equipamentos de proteção individual |
Simulação de procedimento experimental com vestimentas de proteção contra as radiações ionizantes no laboratorio de Física Médica do IMEF |
Aula prática-expositiva nas dependências do Laboratório onde os acadêmicos podem esclarecer e discutir as associações teórico-práticas |
Revelação de filmes tipo odontológicos utilizados no controle de qualidade dos equipamentos do laboratório de Física Médica do IMEF |
Arranjo experimental para medição do feixe de raios X |
Análise de imagens desprezadas e avaliação quantitativa de filmes |
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Nesta segunda-feira, dia 2 de maio de 2011, às 9h45, na sala 4201, pavilhão 4, teremos mais um seminário de Matemática Aplicada. Nessa oportunidade teremos uma apresentação do Professor Doutor Engenheiro Milton Luiz Paiva de Lima que falará sobre a forma como a Matemática está presente em questões relativas ao planejamento de transportes cujo título é "Aplicações de Técnicas Matemáticas de Otimização na área de Engenharia de Trânsito."
Esse é um assunto que tem grande relevância para a sociedade contemporânea. Particularmente em Rio Grande percebemos diariamente o tamanho do problema em escala mundial. Problemas de engarrafamento no trânsito em Rio Grande era uma coisa desconhecida até muito poucos anos atrás.
Mas o aumento da densidade populacional e de veículos em circulação, como decorrência do desenvolvimento econômico que tem ocorrido na região, trouxeram para essa pacata cidade um problema que afeta nos afeta em escala global.
O Prof. Milton falará sobre a forma como a Matemática pode contribuir na solução desses problemas ou até mesmo se a contribuição ocorre.
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Acontecerá no próximo sábado dia 30 de abril de 2011, às 15 horas, no Anfiteatro do CIDEC-SUL, na Universidade Federal do Rio Grande- FURG, campus Carreiros, a solenidade de premiação da 6ª edição das Olimpíadas de Matemática de Rio Grande (OMRG)/FURG referente às provas realizadas em 2010.
Neste evento serão premiados os alunos classificados nos três primeiros lugares, na classificação geral, os alunos primeiros colocados de cada nível, por pólo, e também acontecerá a entrega de Menções Honrosas referentes aos anos de 2009 e 2010 da OBMEP.
O coordenador da OMRG, professor Luverci do Nascimento Ferreira, conta com a presença de toda comunidade universitária.
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Nesta quinta-feira, dia 28 de abril de 2011, às 13h30, na sala 2101, o seminário estará a cargo do Prof. Dr.Matheus Jatkoske Lazo, do IMEF e o tema será o cálculo fracionário e as aplicações em Física.
O Cálculo Fracionário, envolvendo derivadas e integrais de ordem não-inteiras, teve seu início a mais de três séculos atrás, quando em 1695 l'Hôpital escreveu uma carta à Leibniz perguntando qual seria o significado de uma derivada de ordem um meio. Outros grandes matemáticos da história contribuiram para o desenvolvimento do Cálculo Fracionário, entre eles podemos citar nomes como Euler, Laplace, Liouville, Grunwald, Letnikov, Riemann e muitos outros. Apesar de ser quase tão antigo quanto o Cálculo usual de derivadas e integrais de ordem inteira, só nas últimas três décadas o Cálculo Fracionário despertou maior atenção devido a suas aplicações em vários campos da ciência e da engenharia. Esta demora no surgimento de aplicações do Cálculo Fracionário se explica devido as dificuldades de se interpretar física e geometricamente as derivadas e integrais não inteiras. Neste seminário abordaremos os aspectos gerais do Cálculo Fracionário assim como suas aplicações em Física.
Os seminários são realizados periodicamente pelo curso de Mestrado em Física do IMEF. Para se obter mais informações sobre os seminários, acesse diretamente a página da pós-graduação em Física:
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As submissões para o número 2 da Revista ICCEEg estão abertas até o dia 29/04/2011. A Revista Jr. ICCEEG - Revista Junior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia ISSN 2236-0093, é um periódico semestral de publicação digital destinada à publicação de artigos escritos por acadêmicos de cursos ligados as ciências exatas e engenharia, de acesso livre, visando estimular e disseminar a pesquisa nessas áreas de pesquisa.
Mais informações:
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O Curso de Pré-Cálculo foi oferecido gratuitamente pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Destinado a alunos calouros e veteranos de todos os cursos da FURG que têm alguma disciplina de Cálculo, o curso foi realizado entre os dias 14 e 24 de fevereiro de 2011 com carga horária total de 20 horas.
Os alunos que concluiram o curso podem retirar seu certificado na secretaria do IMEF a partir do dia 18 de abril de 2011.
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Nesta quinta-feira, dia 14 de abril de 2011, às 13h30, na sala 2101, os acadêmicos de Física do IMEF, Diego Spiering Pires e Ricardo Lauxen, serão os palestrantes e irão falar sobre Métodos Matemáticos em Biologia de Populações.
Neste seminário serão tratados possíveis maneiras de usar ferramentas matemáticas simples aplicada a problemas no contexto da biologia. O intuito do seminário é transmitir o conhecimento adquirido no curso de Métodos Matemáticos em Biologia de Populações IV, sobre uma área não desenvolvida no IMEF-FURG. Dentre os temas abordados estarão: Equação de Malthus, Equação de Verhulst, Equação de Lotka -Volterra, bem como a reapresentação dos trabalhos desenvolvidos com os grupos que participaram do curso.
Os seminários são realizados periodicamente pelo curso de Mestrado em Física do IMEF. Para se obter mais informações sobre os seminários, acesse diretamente a página da pós-graduação em Física: http://www.pgfisica.furg.br/ .
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O acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Tiago Dziekaniak Figueiredo teve seu artigo “Práticas inovadoras na formação inicial de professores de Matemática” publicado na edição nº 23 da Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar.
A revista on-line é publicada quadrimestralmente pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e tem por objetivo principal incentivar a produção acadêmica dos graduandos. Também está aberta a pós-graduandos e docentes, em todas as áreas do saber acadêmico.
O acadêmico considera a divulgação dos trabalhos acadêmicos realizados ainda no período de formação inicial de extrema importância para promover a socialização das práticas desenvolvidas dentro dos ambientes educativos. “Dando desta forma um retorno à sociedade sobre a intervenção realizada nos mais distintos espaços escolares e convidando os demais professores e graduandos a refletirem sobre suas atuais e futuras práticas pedagógicas, na busca pela constituição de uma grande rede colaborativa entre a formação inicial e continuada de professores”, completa.
O artigo pode ser acessado no site http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua.
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MATRÍCULA NO PROFMAT NA FURG
Art. 01- A matrícula no Programa 2011, será mediante preenchimento e entrega da Ficha de
Registro do Aluno, nos dias 29 de março das 8:30 as 11:30 e 30 de março das 13:30 as 17:30
na Sala L18 do IMEF (Instituto de Matemática, Estatística e Física) no Campus Carreiros da
FURG.
Art. 02 - No preenchimento da Ficha de Registro do Aluno será obrigatório a inscrição nas
disciplinas MA 11 Números, Conjuntos e Funções Elementares e MA 12 Matemática Discreta.
Art. 03 - No ato da entrega da Ficha de Registro do Aluno serão exigidos:
I – Cópia Autenticada do Diploma de Graduação;
II – Duas Fotos 3x4 recente;
III – Cópia do RG, do CPF e do Título de Eleitor;
IV – Cópia do Comprovante de Quitação com Justiça Eleitoral;
V – Cópia do Comprovante de Quitação com o Serviço Militar para candidatos do sexo
masculino;
VI – Comprovante da condição de "professor da rede pública de educação básica que atuana docência na área de Matemática", uma vez que essa condição foi determinante na classificação, além do que ela será necessária para a concessão da bolsa.
Art. 04 - A comprovação da condição de "professor da rede pública de educação básica queatua na docência na área de Matemática” deverá ser feita mediante:
(1) Contra-cheque ou Declaração da Secretaria de Educação (estadual ou municipal)
ou Ato de Nomeação (no Diário Oficial)
e também
(2) Declaração do Diretor da escola, com firma reconhecida, de que se encontra "em exercício
da docência de Matemática no ensino básico".
Observem que
( a ) - está incluído o caso de professores dos IFTs, desde que estejam efetivamente trabalhando
no ensino básico.
( b ) - não existe distinção entre professores contratados e temporários, desde que cumpram as
exigências 1) e 2).
( c ) - não está incluído o caso de monitores, uma vez que o edital se refere explicitamente a
"professores".
Art. 05 - O selecionado que não conseguir fazer a comprovação da condição de "professor da
rede pública de educação básica que atua na docência na área de Matemática” será
excluído do Exame Nacional de Acesso, e estará sujeito às penas previstas na Lei.
Art. 06 - Caso haja candidatos classificados excluídos, a coordenação local observará a norma
do Edital de Acesso Vigente e as vagas remanescentes poderão ser preenchidas utilizando a lista de candidatos aprovados mas não classificados, em ordem decrescente da nota obtida no Exame Nacional de Acesso conforme divulgado pela coordenação nacional.
Art. 07 - O selecionado que não comparecer no período indicado (dias 29 ou 30 de março de
2011 ) ou não apresentar a documentação conforme exigida no Art 03 e no Art 04 perderá a
vaga e neste caso as vagas remanescentes serão preenchidas utilizando o critério estabelecido no Art. 06.
Rio Grande, 22 de março de 2011
Leandro Sebben Bellicanta
Coordenador Acadêmico do PROFMAT na FURG
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