Notícias
- Detalhes
O projeto "O Ensino de Cálculo Diferencial e Integral utilizando a linguagem Python" abre as inscrições para duas Oficinas que serão realizadas nos dias 16 e 23 de novembro.
- Oficina: Integrais e aplicações com o Python
Data: 16 de novembro, 19h às 21h
Local: Google Meet
Inscrições: https://forms.gle/xxvgbV3RHiJrs6yi7 - Oficina: Estudando Sequências Numéricas com o Python
Data: 23 de novembro, 19h às 21h
Local: Google Meet
Inscrições: https://forms.gle/em2cdcH1qnWufQUx8
- Detalhes
No período de 03 a 27 de novembro de 2020 a comunidade acadêmica do Instituto de Matemática, Estatística e Física estará em processo de escolha de sua nova Direção para o quadriênio 2021-2024 e para as coordenações de cursos de graduação presencial e pós-graduação, biênio 2021-2022. Todas as informações estão disponíveis no endereço eletrônico: www.imef.furg.br na aba Eleições IMEF. Neste espaço serão publicados documentos oficiais da consulta, cronograma e informações diversas de todas as etapas do pleito. Informações sobre a consulta poderão ser esclarecidas através do email: imef.adm@furg.br, canal de comunicação direta com a comissão eleitoral.
- Detalhes
O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) torna pública a abertura de processo de credenciamento de docentes no Programa de Pós-Graduação. Para maiores informações acesse o link do edital conforme abaixo:
EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES
As inscrições irão até 6 de novembro.
- Detalhes
O processo de seleção está aberto no endereço https://siposg.furg.br/curso/1005. O Edital pode ser acessado abaixo:
- Detalhes
Maiores informações estão descritas no Edital disponível em www.ppgfisica.furg.br
Dúvidas sobre a posição, por favor enviar email para a comissão de seleção, no email pgfisica@furg.br
Submission guidelines can be found on PUBLIC NOTICE at www.ppgfisica.furg.br
If you have any questions about this position, please contact the Selection Committee, at pgfisica@furg.br
All application materials must be received by 19th November 2020
- Detalhes
- Oficina (reoferta): Limites de funções com o Python
Data: 22 de outubro, 19h às 21h
Local: Google Meet
Inscrições: https://forms.gle/4mGsYreMqQWHcSj68 - Oficina: Derivadas de funções com o Python
Data: 29 de outubro, 19h às 21h
Local: Google Meet
Inscrições: https://forms.gle/Djs1FwWbnv791LoL6
- Detalhes
O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) disponibiliza um espaço em sua página, especifico para a divulgação de pesquisas correlatas à COVID-19. Uma dessas pesquisas originou o aplicativo Simcovid 2.0, que permite a realização de simulações da evolução dinâmica da COVID-19 em cidades ou regiões de interesse dos usuários:
http://sites.riogrande.ifrs.edu.br/simcovid/
Este aplicativo foi desenvolvido de forma a permitir que mesmo usuários não especialistas em matemática ou computação possam realizar suas próprias simulações, ou seja, sua concepção priorizou a simplicidade operacional. Dois vídeos foram gerados e disponibilizados aos usuários. O primeiro destina-se a mostrar como realizar simulações e previsões com o Simcovid:
https://www.youtube.com/watch?v=MCQRbB-PJ7c
O segundo vídeo ressalta o desempenho e a confiabilidade das previsões, tendo-se como base um estudo realizado com dados reais epidêmicos de onze cidades (Pelotas, Rio Grande e nove capitais brasileiras):
https://www.youtube.com/watch?v=Xf3yAPipgnw
A pesquisa que resultou no aplicativo está totalmente disponibilizada ao público a partir do espaço COVID-19 do IMEF. Além de dois artigos já publicados em revista científica, há um livro recentemente divulgado, que reúne de forma mais detalhada os principais fundamentos teóricos e resultados:
https://imef.furg.br/images/stories/documentos/2020/Livro.pdf
Os professores que estão desenvolvendo esta pesquisa ressaltam que os fundamentos teóricos e os dados totalmente disponibilizados têm também o objetivo de facilitar a interação com outros pesquisadores do país. Informam ainda que os textos divulgados foram concebidos na forma mais simples possível, pensados didaticamente a fim de facilitar a compreensão por parte de estudantes de graduação e pós-graduação.
- Detalhes
O projeto de extensão “Professoras(es) da EJA em formação continuada: conexão e construção do processo ensino e aprendizagem antes, durante e pós pandemia” divulga inscrições para Webnário EJA em tempos de pandemia!
O projeto de extensão “Professoras(es) da EJA em formação continuada: conexão e construção do processo ensino e aprendizagem antes, durante e pós pandemia” tem como objetivo criar espaços de formação continuada de professoras(os), fomentando o diálogo interdisciplinar, a partilha de experiências e visando desenvolver ações pedagógicas voltadas ao processo ensino e aprendizagem na EJA. Trata-se de uma iniciativa do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEXC), da Secretaria de Município da Educação (SMEd), do SINTERG, do CPERS, e do Forúm Estadual ProEJA/RS.
O evento ocorrerá de forma remota, à partir de transmissão ao vivo na página do Facebook do Projeto: @ejaemformacao, e no Youtube, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2020. As inscrições ocorrem do dia 21 de setembro a 10 de outubro, no link:
Maiores informações nas redes sociais abaixo:
Instagram @EJA_RG
E-mail: web.eja.rg@gmail.com
Facebook:@ejaemformacao
Confira a programação do evento:
- Detalhes
Ocorre nesta quinta-feira, 24 de setembro, o 5º encontro do I Ciclo de Palestras Online do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Rolante. A palestra é interdisciplinar envolvendo a temática do ensino-aprendizagem de termos técnicos em LIBRAS.
Palestrante: Rafael Pinto Granada
Para mais informações, acesse o link da notícia conforme abaixo:
- Detalhes
O projeto Ensino de Cálculo Diferencial e Integral utilizando a Linguagem Python convida você para oficina online " Limites de funções com o Python". O evento ocorrerá no dia 29 de setembro às 19 horas.
INSCRIÇÕES: https://forms.gle/whkaJPsuyDkjghvL6
Para mais informações, clique no link abaixo:
Página 23 de 82